ACÇÕES A DESENVOLVER NA FNA EM SANTARÉM
Previsão a 11 de Dezembro de 2017

Durante a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, de 2 a 10 de Junho de 2018, cujo tema principal a desenvolver é o AZEITE, deverão decorrer as actividades seguintes:
– Abertura Oficial


Representação, à entrada da Feira e ao vivo, das três principais modalidades de olival plantadas: tradicional (18 árvores), intensivo (30 árvores) e superintensivo (130 árvores), com os principais métodos de colheita (varejamento e pentes no tradicional, no intensivo, máquina protótipo do grupo de trabalho dos Professores José Oliveira Peças e António Bento Dias e no superintensivo, a máquina cavalgante).


Representação de maquinaria e equipamentos de trabalho no olival e no lagar, no exterior de modo concentrado e, eventualmente, no interior de um dos pavilhões (Nave B).


World Olive Oil Summit, a decorrer num dos auditórios, nos dias 7 e 8 de Junho, com o Alto Patrocínio da Presidência da República (preço, por pessoa, 80 €, com direito a 2 almoços).


Concurso Nacional de Azeites, a decorrer nos dias 9, 10 e 11 de Maio de 2018, sob o patrocínio do Conselho Oleícola Internacional (COI) e com a participação de Sua Exª o Presidente da República.


Exposições no Hall de Entrada do Auditório:
– “Now and Ever Oliveiras”, de Renée Gagnon
– “Olivais e Lagares”, de António Cezard d’ Abrunhoza,
– Os Lugares do Nosso Azeite (Os Lugares do Azeite Transmontano) de John Gallo


Filme da RTP “Azeite DOP”, de Anabela Saint-Maurice, a passar com alguma periodicidade, na nave A, com plateia e auriculares.


Showcookings diários, com chefes, com a duração de 2,5 h, em local próprio, na nave A, com inscrição prévia limitada, das 16,00 h às 18,30 h. Os acepipes serão acompanhados com um copo de vinho premiado no concurso de vinhos.


“Crianças e Azeite”, para alunos do 1º ciclo de escolas do concelho de Santarém e com a participação nalgum dos dias de Sua Exª o Presidente da República.
– “Jardim das Oliveiras”, a plantar em local definitivo do campo da feira, já definido, com dois sectores distintos. Um para cultivares portuguesas e outro para cultivares estrangeiras cultivadas em Portugal.


“Pavilhão dos Azeites”, na nave A, com “Produtores Embaladores”, por região, as “Grandes Marcas”, uma “ilha com os azeites vencedores do concurso nacional de azeites”, a “Casa do Azeite”, as “DOP`s e as entidades certificadoras APCER, Sativa, Certis e Agricert” e os “Laboratórios Acreditados”.


“Entidades ligadas, de algum modo, ao sector”: na Nave B, “AIFO”, “CAP”, “Fenazeites”, “Confagri”, “CNA”, “AJAP”, “Associação de Agricultores do Ribatejo”.


“Fecho do World Olive Oil Summit, com jantar de gala”, no dia 8, para as pessoas do Simpósio e convidados, com entrega dos prémios do Concurso Nacional de Azeites” (preço, por pessoa, 25 €).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *